quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Nossa primeira leitura!



Oi queridos,

estou escrevendo pra contar como foi o impacto da nossa primeira leitura. Na época eu escrevi esse texto pra compartilhar com meus amigos e ele cabe no nosso blog, pra todos que quiserem acompanhar as notícias sobre nossa montagem!
Aí vai:



Depois daquela viagem

Hoje comecei uma viagem nova: é uma peça de teatro. Vamos (sim, é um grupo!) montar uma adaptação do livro Depois daquela viagem de Valéria Piassa Polizzi.
A história é conhecida de muita gente. Valéria contraiu o vírus da AIDS ainda nos primórdios da doença no Brasil e no mundo e passou por uma experiência dura de internações, preconceito, perda da saúde. O livro é um romance em que ela conta tudo pelo que passou, ao mesmo tempo em que reflete e compartilha o que aprendeu com tudo isso. A peça vai seguir o mesmo caminho.
Somos um elenco jovem, com média de idade de vinte e cinco anos. São oito mulheres e seis homens se revezando em vários personagens para contar a história da Valéria.
Quando terminamos a leitura da peça hoje, eu tive uma sensação muito boa com relação à montagem: temos uma história linda para contar! Sim, linda! A maior qualidade da Valéria no seu livro e nessa peça é que ela usou tudo pelo que passou para rever seus próprios preconceitos e para alimentar o sonho de um mundo melhor, onde a cultura ajuda as pessoas a se aproximarem, num processo infinito de rever os próprios pontos de vista e de mudanças. Linda também porque a experiência de saber através da doença que pode haver um fim para o que estamos vivendo traz uma sensação de urgência e ao mesmo tempo de fruição para Valéria: as conquistas mais simples passam a ter outro valor, as relações passam a ter outro sabor, o amor passa a ter outro significado.
Eu estou muito agradecido à Valéria pela coragem de escrever tudo pelo que passou num livro tão sensível, divertido e tocante e estou feliz de começar essa nova viagem. Sinto vontade de dizer como escutava meus colegas dizerem quando eu ainda estava na escola de teatro: Que seja doce!
Um beijão e boa semana!

Um comentário:

  1. E eu sabia que vc faria parte da peça desde o dia que te vi no teste!
    Beijos,
    E coloquem fotos dos ensaios!

    ResponderExcluir